Veja 2 itens que você não pode esquecer no Teste Start-Up do seu nobreak
Por Juliana Tamaki e Rogério do Espírito Santo
A compra e instalação de uma linha de nobreaks profissionais requer diversos cuidados para assegurar a qualidade no fornecimento de energia ininterrupta do nobreak instalado. Por isso, para garantir a eficiência do equipamento, antes de iniciar sua operação na empresa, deve ser realizado um procedimento chamado Teste de Start-Up.
O Start-Up consiste na realização de checagens de diversos itens da instalação e também de funcionalidades do sistema do nobreak. É no Teste Start-Up que também podem ser realizadas as configurações iniciais das automações que o nobreak oferece. Esta etapa ocorre após a instalação do nobreak e busca garantir que todo o sistema instalado irá funcionar como solicitado pela empresa compradora.
Neste artigo, nós selecionamos 2 itens que não podem ser esquecidos em um Teste Start-Up. Leia agora e conheça mais sobre o Teste Start-Up, o procedimento que garante o fornecimento de energia ininterrupta de qualidade e de forma segura para a sua empresa, no começo da atividade de um novo nobreak.
01 - Configurando as automações iniciais do nobreak
Com o nobreak instalado, o ideal é que ao colocar o equipamento em funcionamento, as configurações iniciais já estejam ativadas, para que a empresa ganhe agilidade operacional. No Teste de Start Up, a pessoa designada para este procedimento pode checar o bom funcionamento destas funcionalidades iniciais requeridas pela empresa e já realizar suas configurações.
Essas primeiras configurações variam de empresas para empresa. O técnico do Teste Start-Up pode checar e configurar, por exemplo, avisos de sobrecargas, notificações de mudança de temperatura no ambiente que podem prejudicar o funcionamento do nobreak, assim como o modo Sleep, que faz com que o equipamento entre em bypass quando a carga for menor ou maior que 1% da potência nominal. Estes avisos automatizados de alarmes sonoros ou visuais, são configurados de acordo com a necessidade do local. Além disso, neste momento também são realizadas configurações mais simples, como alteração de data, hora, grandezas elétricas e definições de padrões do sistema operacional do nobreak para operação do sistema.
No decorrer de todo o Teste Start-Up, deve estar presente o gestor de TI ou responsável técnico designado para a coordenação e gestão do funcionamento do equipamento na empresa. Todas as configurações devem ser mapeadas pelo responsável por parte da empresa. Esta mesma pessoa também deve validar o funcionamento de todas as funcionalidades checadas ao longo do Teste de Start-Up, atestando para a empresa que o equipamento está em perfeitas condições de operação, conforme a solicitação do pedido de compra.
2- Realizar medições de eficiência do banco de baterias
Outro item importante a ser observado durante o Teste de Start-Up, diz respeito aos testes nas baterias. O banco de baterias armazena a energia reserva que deve ser utilizada pelo nobreak durante uma falha elétrica. Na presença da energia distribuída pela concessionária, o banco de baterias se conserva carregado e pronto para utilização, em caso de queda de energia. As conexões são verificadas de acordo com a tensão nominal do nobreak.
Para realizar esta medição de autonomia do banco de baterias, o técnico vai ativar a função “teste de bateria” pelo painel do nobreak, simulando a falta de fornecimento de energia elétrica, desligando os disjuntores de entrada. Ao término deste procedimento, o sistema irá relatar se a bateria está ou não em condições de uso.
Não realizar esta etapa pode comprometer o funcionamento do equipamento, pois caso alguma conexão não esteja bem instalada, o banco de baterias pode não segurar a alimentação das cargas, em uma situação de queda de energia repentina. Em uma situação como esta, sem planejamento e verificação quanto ao bom funcionamento do banco de baterias, a empresa acaba tendo custos mais altos, porque as baterias vão sofrer redução da vida útil. Portanto, não deixe de fazer o teste do banco de baterias no novo nobreak da sua empresa.
Aplicar o Teste de Start-Up no nobreak, garante o funcionamento adequado e seguro para a empresa
O passo a passo da realização destes dois itens que você não pode esquecer no Teste de Start-Up devem constar no relatório de teste do nobreak. Este documento deve conter cada procedimento realizado no Teste Start-Up, indicando qual foi o comportamento do sistema diante de todas as checagens realizadas. O relatório de Teste de Start-Up também deve apresentar anotações sobre o potencial de eficiência do nobreak. Em um documento mais completo, o gestor de TI mais atento, ainda pode apontar o momento certo para realizar a primeira manutenção preventiva.
Colocar o sistema em operação, sem que seja realizado o Teste Start-Up, pode comprometer o fornecimento ideal e eficiente de energia ininterrupta, além de colocar em risco a integridade do próprio nobreak e também de outros ativos de TI.
Você quer saber mais sobre o Teste de Start-Up e tirar suas dúvidas sobre o que fazer após a compra de um nobreak corporativo? Então leio o nosso ebook, Comprei um nobreak. E agora?!
Informações: Reginaldo Silva - Diretor comercial da Logmaster
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