A gestão da energia ininterrupta reduz incertezas de TI. Isso porque ao garantir disponibilidade energética, o gestor assegura um pleno funcionamento nas cargas críticas. Com uma boa gestão, uma corporação não deixa de operar e evita os prejuízos da indisponibilidade como as perdas de clientes.
Esta administração também é importante para validar os investimentos na Tecnologia da Informação, sem desperdícios ou erros. Continue lendo e saiba Veja no artigo: O que é gestão de energia ininterrupta? Como fazer? Quais as vantagens?
Primeiramente, precisamos compreender a diferença entre gestão de energia e gestão da energia ininterrupta.
Em termos técnicos, podemos definir a gestão da energia como uma prática que estabelece processos, estratégias e ações. Tudo isso com fins de controlar a funcionalidade das conexões.
Além de abordar os mesmos processos descritos acima, a gestão de energia ininterrupta impede desligamentos das cargas conectadas, inclusive por quedas da rede.
Ou seja, esta atividade visa a alta acessibilidade dos dispositivos que não devem desligar. Aliás, também é um trabalho deste administrador assegurar a estabilidade aos equipamentos para trabalharem sempre com excelente desempenho técnico.
Em primeiro lugar, devemos ter disponível um ou mais UPS (Uninterruptible Power Supply, no português: Fonte de Alimentação Ininterrupta). Afinal, este dispositivo fornece ininterruptividade e requer a atenção dos administradores.
Em voga destacamos duas opções de UPS: Shortbreaks e nobreaks corporativos. Na ótica administrativa, vamos aprender as diferenças dos dois modelos logo abaixo.
Ademais, os desempenhos gerenciais têm ligação direta com uma instalação adequada dos UPS. Portanto, antes de selecionar um nobreak realize o levantamento completo das cargas críticas e as dimensione de modo correto.
Os shortbreaks são aparelhos menores e menos dedicados em autonomia. Estes acessórios têm utilidade para cargas mais leves.
Por exemplo: Luzes dos corredores, ar-condicionado, impressoras, caixa eletrônico, workstation, servidores, sistemas de segurança, entre outros.
Normalmente os shortbreaks não oferecem aplicações de gerenciamento remoto. Como resultado, o administrador necessita gerir de perto cada UPS da empresa e preencher na planilha de performance as constatações para futuras providências.
Esta é uma tarefa manual que leva horas ou dias, a depender do número de dispositivos conectados.
Um nobreak corporativo é robusto e lida melhor com cargas mais críticas. Alguns exemplos: Dispositivos de supermercados, máquinas industriais, controles de acesso, geladeiras industriais, data center, dispositivos hospitalares, switches, servidores e motor tracker para aplicações fotovoltaicas.
Os nobreaks corporativos dedicados operam com plataformas para a administração remota na nuvem. A gestão dos nobreaks Logmaster é realizada com o software LogBlueWeb, Isso facilita as incumbências do gestor, que controla remotamente da própria mesa e sem deslocamentos têm o panorama das condições energéticas dos aparelhos conectados, rapidamente.
Estas engenharias apresentam funções essenciais cuja supervisão ideal garante um alto desempenho. Seja dentro e fora do escritório, em uma tela de computador ou celular acessamos dados como:
Diante das vantagens acima notamos que em frações de segundos descobrimos as incertezas da disponibilidade. Assim, a tomada de decisão é rápida para certificar as condições técnicas às atividades operacionais se ocorrerem falhas na rede.
Você pode perguntar: Nobreaks demandam observações mesmo com tudo na nuvem? A resposta é sim!
De fato, você precisa observar os alertas proativos e as informações do sistema de gerenciamento. Após a análise é só deliberar segundo o diagnóstico.
Por um lado, a gestão da energia ininterrupta manual dos shortbreaks requer as buscas dos problemas para depois pensar na solução.
Do outro lado, na gestão de energia ininterrupta automatizada dos nobreaks os sistemas apontam os riscos técnicos. Desta forma, o gestor apenas usa tempo para tomar providências e sobra para desenvolver estratégias.
Agora você já sabe o significado e como fazer a gerência. Então, vamos descobrir as vantagens das corporações que adotam esta tarefa como uma operação primordial.
Antes, assista ao vídeo que mostra como a condução gerencial da energia sem interrupções é simples com uma plataforma inteligente:
A gestão de energia ininterrupta é uma abordagem que visa alta produtividade e prevenção de valiosos ativos tecnológicos.
Com ações preventivas evitamos as complexidades da recuperação técnica por desligamentos inesperados, conforme apontam Efraim Turban (professor do Pacific Institute for Information System Management, Hawaii University) e Linda Volonino (professora de sistemas no Canisius College), na obra Tecnologia da Informação para Gestão.
Adiante, enfatizamos 10 lados positivos do gerenciamento da energia ininterrupta:
Definimos a gestão da energia ininterrupta como o trabalho que endossa a prontidão das máquinas que não podem desligar, mesmo se a rede falhar. Esta administração ocorre do jeito manual ou remoto.
Remotamente, um gestor ganha tempo laboral e efetividade nos resultados que garantem o funcionamento junto com a proteção das cargas de TI.
Todos os direitos reservados | Logmaster Tecnologia
Segunda a Sexta feira
08:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00
+55 51 2104 9005
logmaster@logmaster.com.br
Av. Frederico Augusto Ritter, 520 - COND 2 - CEDIC, Cachoeirinha - RS, 94930-000
Acompanhe a Logmaster