Conheça 4 problemas que você pode evitar planejando o espaço físico antes de instalar o nobreak
Planejar o espaço físico para a instalação de nobreaks é essencial. Isso porque é preciso se atentar às diversas especificações de instalação do equipamento. O local deve atender a uma metragem mínima, ter boa instalação elétrica, com disjuntores e cabos dimensionados corretamente e mão de obra qualificada.
Para evitar problemas futuros com a instalação de Nobreak, desenvolvemos este artigo em que citamos 4 erros comuns que podem ser evitados planejando o espaço físico antes da instalação do dispositivo.
Boa leitura!
1- Não planejar as dimensões de espaço para instalação do nobreak
Construir um bom plano de infraestrutura para a instalação do nobreak é essencial para garantir o êxito do equipamento. Para evitar que futuramente você tenha problemas com seu produto é preciso tomar uma série de medidas preventivas. O local de instalação do Nobreak deve ter, no mínimo, 80cm à frente do aparelho, 50cm nas partes posterior e lateral, e de 1 metro de qualquer tipo de cobertura.
Tanto a empresa contratada quanto a contratante deverão entrar em consenso sobre a melhor disposição do equipamento no local disponibilizado para a instalação, seguindo os padrões solicitados no manual do nobreak. Observar o espaço disponível para a instalação é imprescindível para garantir a eficiência do produto.
2- Não idealizar a instalação elétrica
Assim como o planejamento do local de instalação do nobreak, também é preciso executar um plano para o sistema elétrico. Este tipo de preparação é determinante para garantir o bom funcionamento do equipamento, isto porque, diferente dos dispositivos shorts breaks, que podem ser conectados a qualquer tomada, os nobreaks de uso profissional alimentam maior infraestrutura e demandam maior carga elétrica.
Ao solicitar a compra de nobreaks ao departamento de TI, o profissional também precisa solicitar um planejamento que seja compatível entre o equipamento solicitado e a infraestrutura que ele irá alimentar.
Os requisitos técnicos necessários para a instalação, deverá atender:
- Cabeamento conforme o solicitado pelo fabricante do nobreak;
- Aterramento compatível com a infraestrutura;
- Disjuntores dimensionados de acordo com o equipamento;
- Quadros elétricos bem executados.
Atendendo a estes itens, há baixa possibilidade de avarias no sistema ou vida útil reduzida do nobreak.
3- Não reservar espaço para o banco de baterias
O banco de baterias armazena a energia reserva a ser utilizada pelo nobreak durante uma falha elétrica. Na presença da rede elétrica da concessionária, os nobreaks conservam as baterias carregadas e prontas para utilização em caso de necessidade. A energia armazenada para alimentar a rede é proporcional à capacidade das baterias. Quanto maior a autonomia desejada, maior o espaço físico a ser disponibilizado para o armazenamento destas baterias.
Por isso, o planejamento se torna prioridade. Ao solicitar a compra de um nobreak é preciso saber qual autonomia se espera dele. Qual o tempo médio de interrupção da rede da concessionária em seu bairro? Quantos equipamentos o nobreak deverá alimentar em situações de interrupção de energia? Respondendo a essas perguntas, você já terá um parecer com relação a qual o tempo de autonomia necessário em seu empreendimento.
É sempre bom ter em mente que, quanto maior a autonomia requerida, maior será o banco de baterias e portanto, maior o investimento. Além disso, quanto maior for a potência, maior o consumo de energia, ou seja, maior banco de baterias e, consequentemente, maior o espaço físico necessário.
4- Não planejar espaço para circulação de ar
Outro fato importante para assegurar o bom funcionamento do nobreak é garantir que o ambiente de instalação seja um local limpo e seco. A umidade pode afetar o bom funcionamento do equipamento, causando avarias do sistema, corrosão e até mesmo queima de peças importantes para o funcionamento do nobreak.
Apesar de ser um fator importante para a manutenção do equipamento, o controle da umidade se faz necessário não apenas para esse fim. Isso porque, a combinação de materiais elétricos com ambiente úmidos permite a passagem de corrente elétrica. Podendo ocasionar choques elétricos na equipe de TI.
A umidade relativa do ar deverá ser controlada e estar entre 40 e 60%. Em situações extraordinárias, o sistema poderá operar em um clima de 10 a 90%, desde que não haja condensação.
O que manda é o planejamento
Ao criar este artigo sobre os “4 problemas que você pode evitar planejando o espaço físico antes de instalar o nobreak” esperamos que possamos ajudar de forma positiva no planejamento e compra de uma linha de nobreak profissional para sua empresa.
Podemos evitar diversos erros relacionados ao espaço físico da instalação de nobreaks, apenas com um bom planejamento. Cada item deste artigo deve ser avaliado pela empresa para que não haja surpresas no momento da instalação do equipamento. Já imaginou comprar um equipamento de primeira linha e não ter o espaço adequado para acomodá-lo?
Todos os direitos reservados | Logmaster Tecnologia
Segunda a Sexta feira
08:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00
Acompanhe a Logmaster