Veja a importância de realizar o Teste Start-Up antes do nobreak estar em funcionamento
Por Juliana Tamaki
A compra de uma linha de nobreak profissional requer uma série de cuidados desde a aquisição, instalação e manutenção do equipamento. Para que a instalação do seu nobreak profissional seja eficaz, é preciso observar: O espaço físico reservado para esta finalidade é suficiente para todos os equipamentos e para a circulação de pessoas que irão realizar as manutenções? A estrutura física está de acordo com as normas técnicas? E quanto a infraestrutura para cabeamentos e a instalação elétrica, poderá atender a necessidade do nobreak? Estas são apenas algumas questões que devem ser respondidas ao solicitar a compra de um nobreak profissional, que serão checadas no Teste Start-UP, junto com mais itens e configurações de funcionalidades.
Neste artigo iremos abordar de forma clara o que é o Teste Start-Up e porque é importante realizar este procedimento para se certificar de que seu nobreak está pronto para o uso.
Afinal de contas, o que é o Teste Start-Up?
O Teste Start-Up é o procedimento que abrange desde a instalação do nobreak, montagem do banco de baterias, configurações e testes das funcionalidades, ajustes necessários do produto e por fim, a simulação de falta de energia. É neste momento que o técnico de instalação poderá acertar todos os detalhes e ensinar ao responsável técnico pelo equipamento na empresa.
É de extrema importância que todo esse procedimento seja realizado na presença de ao menos uma pessoa da empresa. Essa pessoa deve ser alguém que entenda minimamente sobre o funcionamento dos ativos de TI que serão instalados e que, em caso de mudanças na disposição do equipamento, tenha o poder de dar o aval ao técnico da instalação.
É neste momento que se pode acertar detalhes com maior precisão. A distribuição dos equipamentos no ambiente, distanciamento entre objetos, todo o planejamento até então, pensando em oferecer maior praticidade nas futuras manutenções e proporcionar uma vida útil e longa ao nobreak e, com isso, menos custos de reparos e risco de interrupção do fornecimento de energia ininterrupta para a empresa. No Teste de Start-Up também são verificadas as configurações principais que a empresa precisa para avisos automatizados e alarmes sonoros ou visuais.
Tudo para que o setor de Tecnologia da Informação já possa usufruir do nobreak e contar com as funcionalidades do equipamento, tendo assim energia elétrica confiável, segurança da informação e operação com potencial de alta performance.
Quem é a pessoa qualificada para realizar o Teste Start-Up no nobreak
É muito importante se certificar de que este procedimento seja realizado por um técnico especializado na instalação e manutenção de nobreaks. Este técnico deve conhecer perfeitamente como operar o sistema, detectar possíveis problemas e como resolvê-los. Optar por realizar esse serviço com uma pessoa não qualificada poderá colocar em risco a garantia do seu produto, o adequado funcionamento do seu equipamento e gerar perigos imprevisíveis à operação do seu negócio.
Ao realizar o Teste Start-UP, o técnico comprova que seu produto pode operar em perfeitas condições, fazendo observações, caso seja necessário, para melhoria da eficiência do produto. Desta forma, seu equipamento estará protegido contra diversos tipos de imprevistos que possam diminuir o rendimento do nobreak e afetar as metas de negócios da empresa.
Para que serve a simulação de falta de energia
A simulação de falta de energia é um método para identificar como o sistema do nobreak irá se comportar na ocorrência da interrupção de energia elétrica da concessionária. Este procedimento é importante, pois o técnico da instalação irá desligar/desarmar o disjuntor do quadro de alimentação, para simular uma situação real de queda de energia elétrica.
Neste momento, será possível avaliar o comportamento do nobreak e dos equipamentos da empresa conectados a ele. Com maior precisão, em uma situação controlada, é possível constatar se todos os procedimentos foram realizados corretamente, se há algum tipo de anomalia no sistema e calcular o tempo de autonomia de fornecimento de energia ininterrupta do nobreak. Por isso, esta etapa é fundamental para colocar o sistema em pleno funcionamento com total segurança.
A importância do relatório de Teste de Start-Up do nobreak
Com o Teste de Start-Up realizado, o próximo passo do técnico é a produção de um relatório em que deve constar todos os passos e as observações realizadas no decorrer do procedimento de Start. Quanto mais detalhes, melhor.
Neste relatório, o técnico irá descrever o passo a passo de cada procedimento realizado e qual o comportamento do sistema. Todos os comandos e funcionalidades, além de anotações sobre os principais itens referentes à instalação, indicando o potencial de eficiência do equipamento.
Também deve ser observado o percentual (%) de carga que o nobreak alimentou, qual o tempo de autonomia, e também possíveis pontos de melhorias. O representante da empresa que acompanhou o Teste Start Up deve validar e assinar o documento.
O Teste de Start-up é a garantia de segurança no começo da operação do nobreak
Como podemos observar, este é o melhor método para analisar possíveis melhorias no sistema instalado e garantir maior eficiência energética do nobreak em uma empresa. Por isso, este tipo de operação é muito importante para evidenciar se a instalação foi realizada com perfeição, e se o equipamento está operando com qualidade.
O teste de Start-Up é um procedimento necessário a ser realizado após a instalação do produto e antes de iniciar a operação de distribuição de energia. É a partir dele que será possível realizar com precisão o relatório de melhorias e determinar quando deve ser realizada a primeira manutenção do nobreak. Seguindo as sugestões descritas no documento, pode-se determinar as prioridades de correções na instalação do equipamento e garantir que a empresa vai ter suas expectativas quanto ao fornecimento de energia ininterrupta garantidas, sem custos extras desnecessários.
Todos os direitos reservados | Logmaster Tecnologia
Segunda a Sexta feira
08:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00
Acompanhe a Logmaster