Por Rogério do Espírito Santo
Muitas empresas ficam inseguras na hora de comprar um nobreak para garantir energia ininterrupta de qualidade. Que tipo de equipamento escolher, um nobreak nacional ou importado? Neste artigo nós selecionamos 8 motivos para você entender porque um UPS nacional pode ser a melhor opção para a sua empresa.
Leia e saiba porque um fabricante nacional pode ser uma escolha mais adequada para atender as necessidades da sua equipe de TI e ambiente corporativo.
1- Nobreak com suporte direto de fábrica
Um ponto importante na escolha de um nobreak é o acesso ao suporte durante a vida útil do equipamento. Este é um atributo que faz diferença desde o momento da instalação e implantação, passando por todo o ciclo de utilização do produto.
Instalar o nobreak e entender suas funcionalidades muitas vezes é uma barreira para as empresas e os gestores de tecnologia da informação. Com a equipe de pós-vendas do fabricante ou parceiro próximos do cliente, tudo é resolvido rapidamente. A Logmaster mantém atendimento 24 horas para parceiros técnicos, o que possibilita mais confiabilidade na aquisição de um nobreak, em qualquer região do Brasil.
O suporte também pode manter o histórico do produto, com informações sobre manutenções preventivas e troca de peças, o que aumenta bastante o aproveitamento do UPS.
2- Disponibilidade de peças para reposição
Sobre o ponto disponibilidade de peças, este pode ser um significativo diferencial para a empresa. Isso porque ter de trocar uma peça pode se tornar uma dor de cabeça para o gestor de TI, caso esta peça não seja encontrada no mercado nacional, sendo preciso a encomenda e importação, o que acaba por comprometer a solução do problema e a operação da empresa.
Nos casos mais complicados, o comprador pode necessitar de uma peça que o fabricante deixou de produzir porque atualizou a linha de produtos ou pode acontecer também da empresa fabricante deixar de existir, tornado inviável o reparo direto com o desenvolvedor do produto.
O nobreak nacional oferece disponibilidade de peças no mercado, além da troca ágil, com todo o suporte para que a empresa possa testar e colocar o nobreak em funcionamento o mais rápido possível, minimizando as perdas de desempenho da equipe de TI.
3- Custo de manutenção menor
O custo de manutenção de um UPS nacional pode ser significativamente mais em conta que o investimento necessário para manter um produto importado em bom funcionamento. Isso se explica porque quando se faz necessário a troca de uma peça, esta vai sofrer a variação cambial relativa aos valores de importação, tornando altos os custos das manutenções corretivas.
Também temos uma questão cultural quando o assunto são as manutenções dos produtos importados. Na indústria brasileira, a possibilidade do reparo já está presente na concepção do projeto. O fabricante nacional já projeta o produto para que suas peças possam ser trocadas, evitando trabalhar com componentes eletrônicos integrados sem reposição de peças.
Muitas vezes quando uma placa eletrônica queima em um produto importado, esta precisa ser trocada por inteiro, tornando a preventiva cara. Já o fabricante nacional visa a manutenção por componente, aumentando as proteções dos circuitos, possibilitando a reposição de uma única peça, sem ter de trocar todo um conjunto de componentes eletrônicos, por exemplo. Esse posicionamento e cultura da indústria brasileira torna as preventivas mais em conta para o consumidor final.
4- Atualizações da linha de produtos sem perder a compatibilidade
É bastante complicado quando o fabricante atualiza a linha de um produto e deixa de atender com disponibilidade de peças e tecnologia os produtos fabricados antes. Esse é um cenário bastante comum nos mercados externos. Já nas políticas comerciais e de produção da indústria nacional, segundo Reginaldo Silva, Diretor Comercial da Logmaster, há uma preocupação em desenvolver novos produtos, sem interromper linhas anteriores.
“Descontinuar um equipamento de alto valor agregado, cujo o produto tem como expectativa muitos anos de vida útil é uma forma de forçar uma obsolescência”, explica Reginaldo. “Um nobreak não tem um viés da moda. Nesse caso sua aplicação está relacionado com custo e benefícios, confiabilidade e segurança”, acrescenta.
Ao comprar um nobreak nacional, o cliente tem mais garantias durante a vida útil do produto. A Logmaster tem diversos casos de equipamentos que atendem as necessidades dos clientes por mais de 15 anos, sem precisar trocar o UPS, sempre contando com suporte e peças de reposição.
5- Transformador isolador incluso no nobreak
Os produtos fabricados pela Logmaster apresentam como item de série o transformador isolador, garantindo maior segurança para as cargas que são alimentadas pelo nobreak.
Além de proteger os ativos de TI dos distúrbios elétricos característicos do território nacional, este componente agrega valor ao nobreak produzido no Brasil e proporciona mais qualidade na gestão de TI da empresa.
6- Respeito às normas nacionais
De acordo com a ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos -, a normatização traz inúmeros benefícios e está presente na fabricação de produtos, na transferência de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente.
Objetivos e normatização
- Gerar economia: reduzindo a crescente variedade de produtos e procedimentos.
- Facilitar a comunicação: proporcionando meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços.
- Proporcionar segurança: a partir da proteção da vida humana e da saúde.
- Proteger o consumidor: provendo à sociedade meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos.
- Eliminar barreiras técnicas e comerciais, evitando a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando, portanto, o intercâmbio comercial.
7- Consciência ambiental
Os impactos da produção industrial no meio ambiente estão diretamente relacionados com a qualidade de vida da população. Este é um cenário global inquestionável. Por esse motivo, ao decidir comprar um produto, a questão ambiental deve fazer parte da tomada de decisão dos gestores.
A disponibilidade de peças e o acesso à manutenção prolonga a durabilidade e o ciclo de vida do nobreak, o que diminui a geração de lixo eletrônico, minimizando o impacto no meio ambiente. Segundo o Instituto Akatu, organização não governamental sem fins lucrativos, que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente, a cultura do descartável faz com que a vida útil dos equipamentos diminua, gerando mais resíduos, com descartes prematuros.
O conserto de equipamentos e, o descarte consciente, quando realmente o produto precisa ser trocado por um novo, leva as empresas a poluir menos.
8 - Apoio à indústria nacional
A Logmaster, ao longo desses 23 anos de atuação no mercado de energia ininterrupta, sempre apoiou o desenvolvimento da indústria brasileira.
Comprar um produto nacional é ajudar as empresas no aperfeiçoamento da qualidade dos produtos já no mercado e no desenvolvimento de tecnologias para o lançamento de novos produtos.
Pela ótica do mercado interno, o apoio à indústria nacional gera empregos, movimentando a cadeia das pequenas empresas que vivem de manutenção, pequenos consertos, revenda e representação.
Já quando o assunto é competitividade, especialmente em tempos de crise econômica provocada pela pandemia coronavírus, segundo o Portal das Indústrias, agência de notícias da CNI - Confederação Nacional das Indústrias -, o Brasil precisa rever a sua estratégia de inserção no mercado global, buscando resguardar os interesses nacionais e reforçar o combate às práticas desleais do comércio internacional
Para nós da Logmaster, a escolha pelo produto nacional de qualidade é também proteger a economia do país. Nós incentivamos o apoio a essa nobre causa.
O nobreak nacional proporciona relacionamento facilitado, gestão eficiente e fortalecimento da indústria brasileira
Acreditamos que um nobreak nacional pode atender os seus ativos de TI, oferecendo as tecnologias que a sua empresa precisa.
Além da qualidade na alimentação das cargas, com um equipamento nacional, há também ganho na gestão, tanto da vida útil do UPS como na otimização do investimento inicial, fator muito importante para determinar o custo/benefício do produto e o valor real do retorno sobre o investimento.
Fique atento. Considere todos os itens deste artigo antes de comprar um nobreak para a sua empresa.
Informações: Reginaldo Silva, Diretor Comercial Logmaster.
Todos os direitos reservados | Logmaster Tecnologia
Segunda a Sexta feira
08:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00
Acompanhe a Logmaster