Nobreaks e sistemas de energia solar para hospitais e clínicas são essenciais em negócios hospitalares. Os primeiros garantem energia ininterrupta conforme a autonômia das baterias. Com relação aos segundos, eles servem para reduzir os preços da conta.
A energia solar é uma solução para reduzir os altos custos na conta que se paga à concessionária. Porém, as placas fotovoltaicas on-grid não têm a capacidade de fornecer energia ininterrupta. Essa é uma característica de nobreaks.
Consequentes quedas de fornecimento elétrico pode acarretar em perdas de dados, de segurança operacional e, no pior cenário, de clientes.
Esse cenário incerto na garantia de energia para equipamentos críticos em todos os momentos pode ser solucionado. Isso com a instalação de nobreaks. Veja mais ao continuar a leitura.
“Um dos setores onde o fornecimento de energia ininterrupta é mais necessário está na área da saúde”, afirma Filipe Monteiro, engenheiro civil com MBA em Gestão de Obras e Fotovoltaico Energy pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology).
Filipe Monteiro indica que no “sistema de energia solar fotovoltaica, instalado em on-grid (em rede com a concessionária), o fornecimento ainda depende da energia de concessionária. É de lá que os inversores obtêm os parâmetros de ligação (frequência, tensão e corrente). Quando o fornecimento é interrompido, o inversor deixa de injetar na rede, por motivos de segurança”. Sendo assim, é necessário acionar um outro sistema capaz de oferecer energia ininterrupta. É aí que entram os nobreaks para hospitais e clínicas com energia solar.
“Haja visto que a usina FV (Solar Fotovoltaica) objetiva reduzir os custos com energia, não há através dela a obtenção de energia ininterrupta”. isso é o que complementa Filipe Monteiro, que também é sócio-diretor na EMC Solutions e sócio da Axis Soluções de Engenharia.
Vamos demonstrar alguns exemplos práticos que facilitam o entendimento da importância de nobreaks e energia ininterrupta. Isso no ramo hospitalar ou clínico com sistema on-grid.
Veja como nobreaks para hospitais e clínicas podem trabalhar para evitar prejuízos:
O equipamento nobreak em maquinas para tomografia, colonoscopia ou outras análises detalhistas atesta o pleno funcionamento dos equipamentos, do início ao fim dos exames.
Imagine se o equipamento parar de funcionar no meio do procedimento de um paciente, por falta de energia da rede?
O transtorno gerado pode ocorrer em maiores problemas, como um mal atendimento, e até mesmo uma ação na justiça pela frustração de um exame não realizado. Isso após os preparos necessários para o exame, como permanecer em jejum e outros procedimentos.
Há casos nos quais o material coletado para análises pode se tornar inválido e ineficiente, por inexistência de fornecimento de energia no sistema de refrigeração. Também existe a possibilidade de ser interrompido o funcionamento de softwares para análises.
A ausência de energia para a refrigeração compromete até nas validades das vacinas. Elas precisam ser armazenadas na temperatura certa, em freezers. Nesse caso, a invalidade significa um alto valor de produtos perdido.
Esses fatos, se gerados, reduzem a confiança que o cliente tem em determinada clínica. Surgem transtornos, com pacientes precisando refazer exames por comprometimento do material coletado, devido a escassez da energia ininterrupta na refrigeração e conservação dos dados.
Grandes hospitais atendem muitos pacientes em um curto espaço de tempo. Isso envolve um amplo volume de dados processados em equipamentos.
Exemplos:
· Computadores para cadastros;
· Sistemas de gerenciamento;
· Switches (comunicação direta entre dispositivos de uma mesma rede);
Se toda essa estrutura deixa de funcionar por falha no fornecimento de energia a rede hospitalar terá problemas operacionais.
Sem energia não é possível marcar consultas ou informar resultados de exames. A impossibilidade de trocar informações atrasa o andamento operacional e diminui a confiabilidade da opinião pública.
Isso tudo justifica o uso de nobreaks, mesmo se existir um sistema de geradores ou de energia solar on-grid para a instalação hospitalar.
Clique na imagem abaixo. Veja como os nobreaks da Logmaster foram aplicados com agilidade, para a energia ininterrupta dos respiradores de mais de 100 leitos hospitalares. A instalação foi no Projeto Vale, do Hospital de Campanha em Parauapebas, Pará:
Com esse exemplo podemos perceber que nobreaks servem também para as cargas mais críticas de hospitais.
Porém, como instituição a Logmaster se responsabiliza por fornecer nobreaks para cargas críticas fora do setor de UTI.
O caso do Projeto Vale foi uma exceção, para a situação emergencial no auge da pandemia de Coronavírus. A marca procedeu na finalidade de ajudar os pacientes com a velocidade operacional que demanda um hospital de campanha.
Alta disponibilidade com nobreaks e sistemas de energia solar para hospitais e clínicas
Com nobreaks e sistemas de energia solar para hospitais e clínicas é possível usufruir do melhor dos dois mundos: Economia e ininterruptividade.
As placas fotovoltaicas on-grid certificam menos custos na conta de energia. Os nobreaks asseguram a entrega de uma energia ininterrupta, mesmo se ocorrer falta de fornecimento da concessionária. Fato que tem acontecido com mais frequência pela crise energética no Brasil.
Com a energia ininterrupta de nobreaks da Logmaster, clínicas e hospitais atestam a alta produtividade e disponibilidade operacional de equipamentos e de sistemas de saúde, sendo o ideal para não frustrar pacientes, gestores de TI e profissionais da saúde.
Em termos práticos, os nobreaks e sistemas de energia solar para hospitais e clínicas não podem faltar em negócios hospitalares que buscam redução nos custos operacionais, sem perder o desempenho.
Todos os direitos reservados | Logmaster Tecnologia
Segunda a Sexta feira
08:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00
+55 51 2104 9005
logmaster@logmaster.com.br
Av. Frederico Augusto Ritter, 520 - COND 2 - CEDIC, Cachoeirinha - RS, 94930-000
Acompanhe a Logmaster