Entender a relação entre nobreaks e Motores Trackers para aplicações fotovoltaicas é essencial para desenvolver um projeto de energia ininterrupta com alta qualidade operacional.
Vamos mostrar nesse artigo como é a efetividade da integração de nobreaks com Motores Trackers. Isso ao considerar o contexto das instalações fotovoltaicas e a energia ininterrupta.
O sistema Tracker (seguidor solar) é indicado para aplicações nos projetos que visam alcançar o máximo de produção de energia com os painéis solares.
Um ponto em particular é que esse sistema pode corrigir os ângulos dos painéis, em horários diferentes, na finalidade de garantir uma alta produção de energia.
Ao depender da localização da usina e das tecnologias disponíveis, o Motor Tracker pode ajudar a produzir 30% ou mais de energia.
O funcionamento inclui um cálculo de posicionamento dos painéis para cada dia do ano. Diariamente, o controlador dos Motores posiciona cada painel de acordo com a conta.
Uma estação meteorológica emite um sinal ao Motor Tracker para direcionar os painéis, se detectar muita intensidade do sol.
Geralmente, o Motor Tracker tem a alimentação de energia providenciada por um painel solar. Essa estrutura elimina a necessidade de desenvolver avançados circuitos de alimentação e de certa forma diminui os custos de implantação.
Sabia que sem os nobreaks alguns projetos com Motores Trackers podem não operar com total eficiência?
Se por alguma razão o painel solar deixar de alimentar, então o Motor Tracker não vai operar.
Porém, essas ameaças são minimizadas se há nobreaks junto a operação para garantir a performance do Motor, mesmo quando existe escassez de energia no fornecimento de outros sistemas de alimentação.
Os equipamentos nobreaks cumprem a tarefa de fornecer energia de forma ininterrupta para o ponto de retorno. Esses aparelhos asseguram que os Motores permaneçam ligados, com alta performance, mesmo diante de um tempo longo, com a ocorrência de falta de energia por parte da rede.
Conforme o engenheiro Paulo Flores, isso ocorre quando há movimentos de trabalho do Motor mais lentos para um sentido e acontece uma movimentação ao ponto de retorno da motorização, para restabelecer o ritmo de operação.
Se faltar energia, o Motor realiza movimentos lentos até parar de operar completamente. Mas, diante da escassez de abastecimento energético, o nobreak pode entrar em operação para fazer a motorização seguir ao ponto de retorno rápido e operar perfeitamente, sem desligar.
O engenheiro elétrico Luiz Carlos Bigon diz que há duas principais razões para o afundamento de tensão:
· Curto-circuito em algum ponto do fornecimento de energia;
· Partidas de grandes motores.
Ao considerar os dois motivos acima, o nobreak funciona como uma solução energética eficiente. Isso porque essa aparelhagem corrige perturbações como:
· Afundamento de tensão;
· Harmônicas na tensão e corrente;
· Sobretensões;
· Variações de tensão da rede elétrica.
As baterias fornecem toda a energia para a carga até a duração da autonomia. Elas devem ser dimensionadas e mantidas para ter capacidade adequada para suportar a carga (Motor Tracker) até que uma fonte geradora possa ser conectada.
Os nobreaks servem para garantir o fornecimento de energia ininterrupta ao Motor Tracker, quando a rede não fornece eletricidade. Uma vez que oferece energia limpa e estável, o aparelho contribui para uma alta performance da motorização, incluindo a partida do motor.
Todos os direitos reservados | Logmaster Tecnologia
Segunda a Sexta feira
08:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00
Acompanhe a Logmaster