Layout do blog

Alertas proativos dos nobreaks linha G3

mar. 31, 2021

Veja quais são os alertas proativos dos nobreaks linha G3 da Logmaster


Para que seja possível o desenvolvimento da alta performance junto aos departamentos de TI, é preciso proatividade dos equipamentos gerenciados por esse setor. No mercado de nobreaks e sistemas de energia existem diversos softwares de gerenciamento para nobreaks, que notificam com informações via e-mail. Porém, essas informações são reativas, ou seja, notificam situações ou acontecimentos já ocorridos. São avisos necessários ao usuário, mas não previnem falhas, porque atuam apenas como registros e histórico de informações de ocorrências de falhas.


A Logmaster trabalha com o software de
gerenciamento de nobreaks LogBlueWeb, tornando possível configurar o sistema do nobreak e enviar alertas proativos, com informações que podem prevenir falhas e que são capazes de evitar avarias em rack's de TI, geradores ou outros dispositivos, além dos prejuízos nos resultados de negócios, causados pela interrupção no fornecimento de energia.


Uma tomada de decisão, baseada nessas informações recebidas de forma proativa, pode evitar grandes prejuízos repentinos para as empresas. Com o objetivo de elevar o nível da performance das equipes de TI, os
nobreaks da linha G3 Logmaster oferecem 03 alertas proativos. Neste artigo, mostramos quais são esses alertas e como esses recursos e tecnologias impactam na busca por melhores resultados de negócios.


Nobreaks G3: Alerta proativo de carga crítica


Ainda é muito comum que empresas comprem equipamentos novos sem dimensionar a carga necessária para a utilização. Isso pode ocasionar em diversos problemas, como quedas inesperadas da energia. Para evitar este problema, os nobreaks da linha G3 da Logmaster emitem um aviso que indica quando a carga do nobreak está em condições críticas. O alerta de carga crítica pode oferecer ao gestor ou técnico de TI tempo hábil para realizar estes ajustes sem que isso prejudique o funcionamento da empresa.


Dessa forma, quando o equipamento estiver perto de chegar no limite estabelecido, o gestor recebe um alerta proativo via sistema LogblueWeb, informando que as cargas alimentadas precisam passar por uma revisão.


Nobreak G3: Alerta proativo de temperatura crítica


A temperatura do nobreak é um pré-requisito para o bom funcionamento deste equipamento. Por isso, quando o alerta de temperatura crítica é ativado, é muito importante ficar atento para que não ocorra superaquecimento dos componentes essenciais, que garantem a eficiência da operação do nobreak.


Falhas silenciosas podem ocorrer em componentes como os ventiladores, fazendo o nobreak esquentar mais do que o limite permitido, colocando em risco componentes eletrônicos como capacitores, semicondutores de potência e microcontroladores. Esse tipo de acontecimento pode acelerar o final da vida útil dessas peças e até mesmo do próprio nobreak.


Nobreaks G3: Alerta proativo de autonomia crítica


Este alerta é acionado quando as baterias estão com capacidade muito baixa de autonomia. A autonomia de um nobreak é o tempo que o equipamento alimenta as cargas na ausência de energia da rede elétrica da concessionária. Em outras palavras, se essa situação continuar a ocorrer, o nobreak pode desligar, interrompendo o fornecimento de energia para os aparelhos conectados.


A porcentagem indicada no visor corresponde ao tempo em que o nobreak vai continuar ligado em modo de falha da rede de entrada, deste modo é possível agir antes da interrupção completa da energia, o que eleva os recursos das equipes de TI, na hora de evitar falhas, permitindo assim uma tomada de decisão orientada aos bons resultados de negócios.


Atuação das equipes de TI mais eficientes com linha de nobreaks G3


Com as funcionalidades dos alertas proativos via
Software LogBlueWeb da linha de nobreak G3 da Logmaster, o departamento de TI passa a ter um monitoramento constante, que permite a antecipação das ações, reduzindo a ocorrência de falhas que acarretam em interrupção da operação da empresa.


O gerenciamento dos nobreaks e os alertas proativos estão alinhados às melhores práticas de um time de TI, que tem como missão a busca de resultados de negócios, através da alta performance. Além de contar com mais recursos, os alertas proativos do nobreak G3 também garantem mais segurança para os ativos de TI e a operação como um todo. 

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Share by: