Como proceder se forem identificadas baterias danificadas durante o processo de manutenção preventiva dos nobreaks.
A manutenção preventiva de nobreaks serve para garantir a efetividade operacional. Ações preventivas mantêm o funcionamento qualitativo no longo prazo, gerando economias substanciais por retardar reparos corretivos, compras de novas baterias, proporcionando uma vida útil maior ao produto.
Durante a manutenção de nobreaks, os técnicos averiguam detalhes do aparelho. Isso inclui o banco de baterias que pode estar em perfeito estado ou com certas unidades danificadas.
Ao notar essa situação, o que deve ser feito? Trocar toda a base ou apenas as baterias do nobreak que estão com danos? Vamos explorar esse assunto no decorrer do artigo.
Conforme Davi Ferreira, técnico eletrônico da UPS Sul, representante comercial Logmaster, “existem diversas variáveis para saber se é preciso substituir ou não todas as baterias”. Principalmente há a necessidade de considerar dois critérios: A data de validade e conexões.
Ao longo da manutenção preventiva do nobreak, um técnico percebe que só uma ou duas baterias estão inválidas. Porém, o banco inteiro apresenta validade vencida ou prestes a vencer.
Nesse caso, o recomendado é substituir todas as baterias do banco do equipamento. Isso porque há probabilidades significativas de erros de conexões em poucos dias, o que requer novos custos operacionais para uma nova troca.
O método é diferente em um cenário de manutenção preventiva, no qual as baterias têm uma maior validade.
Se as baterias estão novas e recém instaladas e ocorrer alguma avaria em uma ou outra unidade, somente essa será trocada, partindo do pressuposto de que ao ligar o nobreak não existam erros de conexões.
Em uma outra situação, considere que as conexões tenham problemas após a troca de poucas baterias danificadas, em um banco de baterias novo. Sendo assim, não há outro caminho senão trocar toda a base de baterias novas.
Sim, por erros técnicos dos instaladores. É importante para quem instalar ter atenção no manuseio das conexões e na limpeza durante a manutenção de nobreaks. Isso porque “qualquer contato indevido no gabinete das baterias ou entre os polos já origina danos”, afirma Davi Ferreira.
Por esse motivo que o gestor necessita contratar empresas de manutenção de nobreaks que asseguram a qualidade do serviço. Uma mínima imperícia técnica gera um alto custo com a reposição da base de baterias.
Durante a primeira manutenção preventiva é possível analisar o desempenho das operações em funcionamento com o nobreak. Reparos preventivos são o caminho do sucesso para a longevidade do sistema UPS. Mas, você sabe quando fazer esse procedimento inicialmente?
O período ideal para a manutenção preventiva inicial dos nobreaks novos vai de 3 a até 6 meses de uso, aproximadamente. Isso porque nos primeiros meses de trabalho, depois de sair da fábrica para operar na empresa, o equipamento pode desalinhar.
O desalinhamento do nobreak tem uma ou mais razões como:
· Calor;
· Mau uso;
· Poeira;
· Umidade.
Se os ajustes ocorrerem no tempo certo é possível identificar e corrigir rapidamente, sem comprometer a disponibilidade de energia ininterrupta para as cargas críticas.
No decorrer da manutenção de nobreaks, entre as diversas tarefas, os técnicos verificam o aperto dos conectores da bateria.
Na preventiva, é analisado a curvatura dos desgastes de bateria, conforme as especificações dos fabricantes, antes do ser aprovado reconectar o nobreak nas cargas de trabalho.
No decurso da análise de eficiência na manutenção preventiva, o técnico providencia medidas para certificar a autonomia conforme as demandas elétricas das cargas.
Escolher as baterias corretas para o nobreak é um passo válido para atestar o processo produtivo crítico sem:
· Danos no nobreak;
· Interrupções que danificam equipamentos;
· Prejuízo na bateria do nobreak.
Antes de comprar um sistema UPS é imprescindível considerar o ambiente de instalação, os tipos de baterias e as características das aplicações.
As baterias adequadas evitam “retrabalhos e custos para ajustes técnicos”, aponta Cássia Pohren, gerente comercial da Logmaster.
Ao depender da validade das baterias e das conexões, a empresa deve trocar baterias inválidas ou todas as unidades do gabinete.
A manutenção preventiva ocorre poucos meses após o início das operações, para também verificar a viabilidade da bateria. É indispensável confiar os serviços a técnicos capacitados no sentido de prevenir danos nos bancos de baterias dos nobreaks.
Todos os direitos reservados | Logmaster Tecnologia
Segunda a Sexta feira
08:00 às 12:00 e 13:00 às 18:00
Acompanhe a Logmaster